Arquivo do portal

quinta-feira, 19 de março de 2015

Google Play adota sistema de classificação do conteúdo por faixa etária

A Google Play, loja de aplicativos para Android, adotou um sistema de classificação de conteúdo por faixa etária nesta semana. Agora, os desenvolvedores podem indicar suas ferramentas e jogos como "livre" ou recomendado para 10, 12, 14, 16 ou 18 anos, de acordo com o público adequado. 
O novo sistema inclui as classificações oficiais da International Age Rating Coalition (Iarc - ou Coalizão Internacional de Classificação Etária, em tradução livre), anunciado em outubro de 2013 pelo Ministério da Justiça brasileiro. Nas próximas semanas, usuários vão começar a notar as classificações em seus apps. O processo é rápido e gratuito para os desenvolvedores.

Para aderir ao novo sistema, os desenvolvedores precisam preencher questionário de classificação para cada um dos seus aplicativos. A partir de maio, nenhum novo aplicativo será publicado ou atualizado no Google Play sem a exigência da classificação.

A companhia também informou que está implementando um processo de análise de aplicativo que protege os usuários ao mesmo tempo em que oferece transparência aos desenvolvedores. O status da publicação será apresentado de maneira mais detalhada, explicando os motivos de rejeição ou suspensão dos apps, que podem ser corrigidos e reenviados.

“No último ano, pagamos mais de US$ 7 bilhões aos desenvolvedores e estamos felizes com o crescimento e inovação do ecossistema. Continuaremos criando ferramentas e serviços que promovam este crescimento e ajudem a comunidade de desenvolvedores a criar produtos vencedores”, publicou o gerente de produto da empresa, Eunice Kim, no blog oficial do Google Play.

Nenhum comentário:

Postar um comentário